domingo, 19 de janeiro de 2025

Mente, feminilidade e o câncer

     
    Meu caro leitor ou visitante, recordo que em um de meus internamentos pós implante do dreno biliar em uma manhã um pouco antes do café, adentra ao quarto um jovem casal, a moçinha tinha tamanha beleza mesmo em meio a sua luta contra o câncer de mama, já sem seus cabelos e todas as agressões a estética feminina que a patologia traz as mulheres, após a retirada de nódulos e parte do seio, com drenos pelo corpo,  ela ainda inspirava a beleza e um belo sorriso ao olhar também seu jovem esposo, que estava ali, com aquele olhar dizendo "estarei sempre aqui " Aquilo me comoveu muito, pois por motivos fortes foi um dos meus primeiros momentos de internamento sem o meu marido ao meu lado. De algum modo eu sabia exatamente o que era aquilo que eles vivenciavam.
    Chegando ao do café como só quem passa sabe; o enjoo e vômito fazem parte da rotina, a pequena moça acompanhada pela enfermeira conta um pouco de sua história, que três meses após seu casamento descobriram a doença, e iniciaram a caminhada ainda sem nem ter seus trinta anos. 
    Acredito que estar ao lado de uma mulher nesta fase é somente para homens fortes e que ainda vão ser e ter sua força posta a prova e ao adquirindo mais resiliência durante o processo. 

Ressalto que vivenciar o câncer em qualquer uma de suas manifestações ao lado de uma mulher não é para meninos. O sucesso de uma mulher com câncer também tem a ver com quem está ao seu lado.

    A consciência feminina sobre as suas limitações físicas e estéticas durante o tratamento pode derrubá-las ou fortalece-las e pouca gente fala sobre isso, o engajamento para compreender o quanto você é uma linda guerreira acontece de fora pra dentro. 
      Outro dia falando com meu marido sobre isso, enquanto aguardávamos para uma consulta com a minha oncologista dr.(a) R. ele muito sábio disse o seguinte.

" Eu tenho que te fortalecer, pois você forte me dá mais força ainda para a gente superar isso."
    
    Nós sabemos que o tratamento é uma junção de fatores. Deus, você e sua mente, medicamentos. E sim, gente sempre vou publicar e falar de Deus, pois sou uma obra e um milagre até quando Ele permitir.

Nenhum comentário: