Banca de avaliações



Atualizando...



Vozes Verbais

               Avaliação de  língua portuguesa      
NOME:                                       
SÉRIE: 8°ano  Valor: 4,0  Nota:
ORIENTAÇÕES:
A cada 3 erros ortográficos será descontado 0,3
Realizar a prova de caneta preta ou azul.

1.      Em cada uma das frases abaixo, identifique a voz em que se encontra o verbo e classifique o sujeito em agente, paciente ou agente e paciente.

a) Só escrevi alguma coisa sobre o tema uma década mais tarde. 
_____________________________________________________________________________________
b) Nessa época a violência contra as minorias foi praticada pelos nazistas. 
_____________________________________________________________________________________
c) Os participantes da festa cumprimentaram-se afetivamente.
_____________________________________________________________________________________

2. Passe estas orações para a voz passiva, conforme o exemplo.

Inauguraram a loja. (voz ativa)             A loja foi inaugurada. (voz passiva)

a) Fecharam o cinema. .
____________________________________________________________________________________
b) Interditaram a estrada. 
_____________________________________________________________________________________
c) Prepararam uma festa para os campeões. 
_____________________________________________________________________________________

3. Passe estas orações para a voz passiva, conforme o exemplo.

                        Inauguraram a loja. (voz ativa)               A loja foi inaugurada. (voz passiva)

a) Vão asfaltar essa avenida. 
_____________________________________________________________________________________
b) Vão construir um posto de saúde naquele bairro. 
_____________________________________________________________________________________
c) Entregarão hoje à tarde os livros que comprei pela internet. . (*o verbo entregar é um verbo abundante e, por isso, seu particípio tem duas formas possíveis).
_____________________________________________________________________________________

4. Identifique os verbos das frases a seguir e a voz (ativa, passiva ou  reflexiva) em que eles se encontram.

a) O vento agitava as águas do lago.  
_____________________________________________________________________________________
b) Os votos foram dados pelos deputados. 
_____________________________________________________________________________________
c) Eliana não se sentia bem. .
_____________________________________________________________________________________
d) Após uma longa disputa, abraçaram-se comovidos. 
_____________________________________________________________________________________
5. Leia.


a) No 1º e 2º quadrinho, retire os verbos. 
________________________________________________________________________
b) Agora, indique a voz verbal de cada um. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Retire o sujeito desses verbos e classifique-o em agente ou paciente
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Leia.


·         De acordo com tira, escreva:

a) Duas frases em que o sujeito seja agente. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Uma frase em que o sujeito seja paciente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________








Avaliação Orações subordinadas substantivas

 3º ano ensino médio

1. Analise as orações subordinadas substantivas destacadas e classifique-as em: subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa e apositiva. 
A) Sabe-se que todos têm direito à educação._________________________________________ __ B) O amigo do menino duvidou de que ele conseguisse nadar ._______________________________ C) Eu pensei que você estivesse doente. _______________________________________________ D) O professor tinha necessidade de que seus alunos prestassem atenção naquele momento. ___________________________________________________________________
 E) Só quero uma coisa: que você me deixe em paz.________________________________________ F) A verdade é que precisamos de amigos. ______________________________________________ 

2) " Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais." A oração sublinhada é : 
A) subordinada substantiva completiva nominal. 
B) subordinada substantiva predicativa. 
C) subordinada substantiva objetiva direta. 
D) subordinada substantiva objetiva indireta. 
E) subordinada substantiva apositiva.
3) " Maria do Carmo tinha a certeza de que estava grávida". A oração em destaque é considerada: 
 A) subordinada substantiva objetiva indireta.
 B) subordinada substantiva objetiva direta. 
C) subordinada substantiva completiva nominal. 
D) subordinada substantiva subjetiva. 
E) subordinada substantiva predicativa.

 4) Seu desejo é que todos sejam aprovados. A 2ª oração é subordinada substantiva:
 A) objetiva direta. B) predicativa. C) apositiva. D) subjetiva. E) completiva nominal. 

5) Faço apenas um pedido: que você nunca abandone os seus estudos. A 2ª oração é subordinada substantiva:
 A) apositiva.    B) objetiva indireta.    C) predicativa.    D) completiva nominal. E) objetiva direta. 

6. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva: 
(A) Falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo. 
(B) O melhor era que ela falasse a verdade.
 (C) Saiba que estudei muito para esta prova. 
(D) Fez três tentativas, que o deixaram arrasado. 
(E) Só tenho uma certeza: que sei viver sozinho. 

07. Assinale a alternativa cuja oração NÃO é subordinada substantiva subjetiva: 
(A) A verdade é que eles não viram nada . 
(B) É indiscutível que tudo valeu a pena. 
(C) Sabe-se que a notícia é verdadeira. 
(D) Parece que tudo mudou agora que sou adulto. 
(E) Acontece que ela mentiu sem necessidade. 

08. As orações subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos. Observe os períodos destacados e marque a alternativa CORRETA:
 (A) Nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.)
 (B) O choque que a mãe levou fez com que saísse da letargia. (No período, há uma oração subordinada adjetiva explicativa.)
 (C) Minha mãe, que é minha amiga, foi quem me ajudou. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) 
(D) Todos os tratamentos que fiz foram bons. (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva.) 
(E) “Só sei que nada sei!” (No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva) 

09. Após a apresentação, o Ministro Tarso Genro destacou ainda que a mudança no comportamento dos motoristas deve ocorrer a partir da conscientização dos brasileiros. “É um ato de consciência dos cidadãos. A oração “que a mudança no comportamento dos motoristas “pode ser classificada como subordinada substantiva:
 (A) subjetiva
 (B) completiva nominal 
(C) objetiva indireta 
(D) predicativa 
(E) objetiva direta 

10. Só NÃO traz uma oração subordinada adjetiva a alternativa: 
(A) “O país que produziu alguns dos mais famosos mitos olímpicos e dionisíacos deste século…” 
(B) “… espaços para garantir os direitos mínimos que os seringueiros nunca haviam tido…” 
(C) “… seringueiros e índios, que sob sua influência se aliaram numa grande frente conhecida pelo nome de Povos da Floresta.” 
(D) “… como achava que morreria em vão…”
 (E) “… suas ideias enfrentavam a oposição violenta dos latifundiários, dos madeireiros e dos grandes projetos agropecuários que vivem do desmatamento desordenado da Amazônia.” 

11. Na frase “As imagens de satélite revelam que quase 40% dessa devastação foi realizada nos últimos vinte anos”, a oração sublinhada pode ser classificada como oração: 
(A) subjetiva    (B) completiva nominal     (C) objetiva indireta     (D) predicativa     (E) objetiva direta 

12. No texto “Um se encarrega de comprar camarões“, a oração destacada é: 
(A) subordinada substantiva completiva nominal. reduzida de gerúndio 
(B) subordinada substantiva objetiva direta, reduzida de infinitivo 
(C) subordinada substantiva subjetiva, reduzida de gerúndio
 (D) subordinada substantiva objetiva indireta, reduzida de infinitivo 
(E) subordinada substantiva apositiva, reduzida de infinitivo 

13. Leia a frase abaixo: A verdade é que ele não passava de um impostor. Assinale a alternativa cuja oração destacada apresente a mesma classificação sintática da oração destacada acima.
 (A) Só resta uma alternativa: encontrar o remédio. 
(B) Tenho a impressão de estar sempre no mesmo lugar.
 (C) Lembre-se de comprar todos os remédios. 
(D) Nosso desejo era encontrares o teu caminho.
 (E) Todos querem que você compareça. 

14. Analise a oração abaixo : “A maconha, que é tratada como algo sem consequências, é uma porta de entrada no mundo das drogas ilícitas.” Reconhecemos na oração destacada a palavra que cujo valor é um pronome relativo. Sendo assim é CORRETO afirmar que a oração em destaque é: 
 (A) Subordinada substantiva completiva nominal 
(B) Subordinada adjetiva explicativa 
(C) Subordinada adjetiva restritiva 
(D) Subordinada substantiva apositiva
 (E) Subordinada substantiva subjetiva 

15. Não se sabe, por exemplo, quem inventou a palavra “excluídos” para designar pobres. De acordo com a descrição sintática tradicional, a oração sublinhada deve ser analisada como: 
(A) completiva nominal     (B) subjetiva     (C) objetiva direta    (D) predicativa     (E) apositiva 

16. Assinale a alternativa cuja oração subordinada substantiva seja classificada como predicativa: 
(A) Compreendemos que o ponto da lição era difícil.
 (B) Uma boa medida é que se ande de camisa aqui dentro. 
(C) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.
 (D) Era necessário que se trouxesse a quantia solicitada para a realização do evento. 
(E) É de fato uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época.

Avaliação pronomes 2º ano ensino médio

1. (IBGE) Assinale a opção que apresenta o emprego correto do pronome, de acordo com a norma culta: 
a) O diretor mandou eu entrar na sala. 
b) Preciso falar consigo o mais rápido possível. 
c) Cumprimentei-lhe assim que cheguei. 
d) Ele só sabe elogiar a si mesmo. 
e) Após a prova, os candidatos conversaram entre eles. 

2. (IBGE) Assinale a opção em que houve erro no emprego do pronome pessoal em relação ao uso culto da língua: 
a) Ele entregou um texto para mim corrigir. 
b) Para mim, a leitura está fácil.
 c) Isto é para eu fazer agora. 
d) Não saia sem mim. 
e) Entre mim e ele há uma grande diferença. 
3. (U-UBERLÂNDIA) Assinale o tratamento dado ao reitor de uma Universidade:

 a) Vossa Senhoria    b) Vossa Santidade    c) Vossa Excelência    
d) Vossa Magnificência    e) Vossa Paternidade 

4. (BB) Colocação incorreta:
 a) Preciso que venhas ver-me.      b) Procure não desapontá-lo. 
c) O certo é fazê-los sair.        d) Sempre negaram-me tudo.     e) As espécies se atraem. 

5. (EPCAR) Imagine o pronome entre parênteses no lugar devido e aponte onde não deve haver próclise: 
a) Não entristeças. (te) 
b) Deus favoreça. (o) 
c) Espero que faças justiça. (se) 
d) Meus amigos, apresentem em posição de sentido. (se) 
e) Ninguém faça de rogado. (se) 

6. (TTN) Assinale a frase em que a colocação do pronome pessoal oblíquo não obedece às normas do português padrão: 
a. Essas vitórias pouco importam; alcançaram-nas os que tinham mais dinheiro. 
b. Entregaram-me a encomenda ontem, resta agora a vocês oferecerem-na ao chefe. 
c. Ele me evitava constantemente!... Ter-lhe-iam falado a meu respeito? 
d. Estamos nos sentido desolados: temos prevenido-o várias vezes e ele não nos escuta. 
e. O Presidente cumprimentou o Vice dizendo: - Fostes incumbido de difícil missão, mas cumpriste-la com denodo e eficiência. 

7. (FTU) A frase em que a colocação do pronome átono está em desacordo com as normas vigentes no português padrão do Brasil é: 
a) A ferrovia integrar-se-á nos demais sistemas viários. 
b) A ferrovia deveria-se integrar nos demais sistemas viários. 
c) A ferrovia não tem se integrado nos demais sistemas viários. 
d) A ferrovia estaria integrando-se nos demais sistemas viários. 
e) A ferrovia não consegue integrar-se nos demais sistemas viários. 

8. (FFCL-SANTO ANDRÉ) Assinale a alternativa correta:
 a) A solução agradou-lhe.     b) Eles diriam-se injuriados.     c) Ninguém conhece-me bem.
 d) Darei-te o que quiseres.     e) Quem contou-te isso? 

9. (CESGRANRIO) Indique a estrutura verbal que contraria a norma culta: 
a) Ter-me-ão elogiado.    b) Tinha-se lembrado.    c) Teria-me lembrado.
 d) Temo-nos esquecido.    e) Tenho-me alegrado. 

10. (MACK) A colocação do pronome oblíquo está incorreta em:
 a) Para não aborrecê-lo, tive de sair.     b) Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda. 
c) Não me submeterei aos seus caprichos.    d) Ele me olhou algum tempo comovido. 
e) Não a vi quando entrou. 

TEXTO A FLORESTA AMAZÔNICA 

      A floresta amazônica, ou Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e estende-se por nove países: Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Brasil, onde está a sua maior parte. A região da floresta é úmida e quente na maior parte do ano. A floresta amazônica é banha da pelo rio Amazonas e seus inúmeros afluentes. Na Amazônia, a quantidade de água existente é muito grande. 

TIPOS DE VEGETAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA 

     Na floresta amazônica apresenta diversos tipos de vegetação que variam de acordo com o relevo, o solo ou a proximidade dos cursos d’água. 
   Os três principais tipos de vegetação dessa região são: 
FLORESTA DE IGAPÓ: ficam nas áreas permanentemente alagadas junto aos rios. Nessas regiões existem muitas plantas aquáticas como a vitória-régia, a maior planta aquática do mundo.

FLORESTA DE VÁRZEA: crescem em terrenos planos nas proximidades de algum curso d’água. No período das chuvas, o nível das águas sobe inundando temporariamente o chão dessas florestas. O solo é rico em nutrientes trazidos pelas águas, contrastando com os solos pobres encontrados na maior parte da região amazônica. 

FLORESTA DE TERRA FIRME: crescem em terrenos que nunca são alagados, compõem a maior parte da floresta amazônica. A castanheira é um exemplo de árvore dessa região. 

PLANTAS AMAZÔNICAS: Na floresta amazônica há milhares de plantas que vivem em interação entre si e com inúmeros animais, fungos e microrganismos. Existe uma variedade de palmeiras na floresta amazônica, entre elas está o açaizeiro, que produz o açaí. 

ANIMAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA: Nessa floresta abrigam-se muitas aves, ( araras, tucanos, etc.), vários tipos de mamíferos, ( onça-pintada, tamanduá-bandeira, bicho preguiça, lontras, etc.). Nenhum outro bioma no mundo abriga tantos tipos diferentes de macacos como a floresta amazônica. Encontramos também, muitos tipos de serpentes, lagartos, jacarés, rãs, pererecas, sapos, peixes como a piranha, tucunaré, boto, peixe-boi, ariranha e o pirarucu. Vários desses animais estão ameaçados de extinção principalmente pelo rápido desenvolvimento das áreas urbanas, a construção de represas, a poluição da água devido aos garimpos, a caça e a pesca ilegais. A diversidade de insetos e outros invertebrados são enormes. 

OS PERIGOS QUE AMEAÇAM A FLORESTA AMAZÔNICA 

     Muitos recursos naturais amazônicos estão sendo explorados de modo acelerado e sem o devido controle. Nesse ritmo, em pouco tempo as reservas poderão estar comprometidas ou mesmo esgotadas. 
    A matança de animais, a retirada de madeira e o desmatamento empobrecem os ecossistemas amazônicos e comprometem a sobrevivência de todos os seres vivos da floresta. O desmatamento é um problema grave. Se a cobertura vegetal é removida, as chuvas intensas carregam os nutrientes empobrecendo o solo.
     O subsolo da região amazônica é rico em minérios. Esse fato tem gerado mais problemas para a região, pois a exploração desses minérios causa grande prejuízo ao solo, aos rios e aos seres vivos. 

A MATA ATLÂNTICA – As características da mata atlântica. A mata atlântica localiza-se próximo ao litoral ou em trechos montanhosos onde chove com freqüência. As montanhas são ricas em nascentes de córregos e rios, alguns dos quais formam lindas cachoeiras. As árvores são altas e crescem próximas umas das outras. 

A VIDA NA MATA ATLÂNTICA Há uma grande biodiversidade na mata atlântica devido a variedade de plantas e animais dessa região. O jacarandá, o palmiteiro, são exemplos de árvores que se adaptaram a esse bioma. Podemos encontrar também as orquídeas, as bromélias, samambaias, suçuaranas, mono-carvoeiro, antas ,caxinguelês , pacas , jacarés e o mico-leão-dourado habitando a mata atlântica. 

O QUE RESTOU DA MATA ATLÂNTICA Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, a mata atlântica estendia-se por uma faixa de 200 quilômetros de LARGURA do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. O desmatamento para a construção e para a agricultura foi responsável por grandes mudanças na paisagem original da mata. 

ATIVIDADES

1.Alguns animais e plantas estão ameaçados de extinção: 
( ) por causa da falta de abrigo ( ) por causa da falta de água e alimentos ( ) por causa da pesca e da caça ilegais 

2- A maior Floresta Tropical do mundo é:
 ( ) a Floresta da Mata atlântica ( ) a Floresta Amazônica ( ) a Floresta da Mata dos Pinhais 

3- Os três tipos de vegetação que a Floresta Amazônica possui são: ( ) Floresta de Igapó, Várzea e de Terra Firme ( ) Floresta Amazônica, Mata Atlântica e de Pernambuco ( ) Floresta de Várzea, de Iguape e do Parque Carlos Botelho 

4- Os animais que encontramos na Floresta Amazônica são: ( ) tucanos, araras, elefantes e girafas ( ) lontras, araras, onças-pintadas e piranhas ( ) rinocerontes, girafas e ursos polares 

5- CERTO ( C ) ou ERRADO ( E )? ( ) Muitos recursos naturais amazônicos estão sendo explorados de modo acelerado e sem controle e em pouco tempo, as reservas poderão se esgotar. ( ) A matança de animais, a retirada de madeira e o desmatamento ajudam a manter o solo fértil. ( ) Se a vegetação de uma região for retirada poderá causar a erosão. ( ) O subsolo da região amazônica é rico em minérios. ( ) A Mata Atlântica localiza-se próximo ao litoral ou em trechos montanhosos e chove com freqüencia. ( ) O jacarandá, o palmito, as orquídeas, as antas, os jacarés e o mico-leão-dourado são animais em extinção. ( )Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a Mata Atlântica não existia.

 6- No Brasil, também encontramos outros tipos de BIOMAS como: ( ) o cerrado, a caatinga o manguezal, os campos e o pantanal. ( ) o norte, o nordeste, o sul e o sudeste ( ) o algodão, a cana-de-açúcar e o milho 

7- O que são BIOMAS? ( ) são os animais de uma região ( ) são as plantas de uma região ( ) são as paisagens naturais de uma região 

8- A devastação da Mata Atlântica teve início quando: ( ) os portugueses começaram as construções de casas e preparar o solo para a agricultura. ( ) os índios começaram as construções de casas e preparar o solo para a agricultura. 

9- A Floresta Amazônica se estende por mais ______ países da América do Sul e a maior parte está no _______________. Essa floresta também é banhada pelo rio__________________________________ _______. 

10- Destaque no texto as conjunções depois faça um desenho que represente o seu entendimento sobre o texto:

Exercícios sobre Orações Coordenadas

1. Identifique as conjunções dos períodos abaixo:
a) Zé Brasil trabalhou muito, porém foi despedido.
b) Minhas plantas não sobrevivem, pois não consigo matar as formigas.
c) Ele não tem assistência médica; logo sofre de muitas doenças.
d) Fique aqui, porque o coronel Tatuíra já vem e vai querer falar com você.



2. Relacione as colunas:
a) Tentou matar as formigas, mas não conseguiu.
b) Ele não sabia se trabalhava ou se tentava matar as formigas.
c) Ele queria ter uma casa e plantar uma horta.
d) Era chamado de vadio, pois trabalhava pouco.
e) Ele trabalhava pouco; logo era chamado de vadio.

( ) relação de conclusão
( ) relação de contraste, adversidade
( ) relação de confirmação ou explicação
( ) relação de alternância
( ) relação de acréscimo.


3. Divida os períodos e classifique as orações:

a) Ora ele planta, ora ele capina o mato.
________________________________________________________________________________
b) Ele não plantou milho nem derrubou o mato.
________________________________________________________________________________
c) Zé Brasil trabalha na terra, porém o coronel fica com os lucros.
________________________________________________________________________________
d) Ele trabalha muito; devia, pois, lucrar mais.
________________________________________________________________________________
e) O coronel o expulsou, pois era o dono das terras.
________________________________________________________________________________
f) O camponês preparou a terra, plantou, não colheu nada .
________________________________________________________________________________
g) Quer ele seja vadio, quer seja indolente, ninguém deve culpá-lo por isso.
________________________________________________________________________________
h) Tentou matar as formigas, contudo não conseguiu; logo, desistiu de tudo.
________________________________________________________________________________
i) Zé Brasil tentou comprar umas terras; entretanto, não comprou.
________________________________________________________________________________
j) Ponha atenção nas doenças do Zé Brasil, que você o compreenderá melhor.
________________________________________________________________________________


4. Junte as orações dadas em cada item, usando como ligação uma conjunção coordenativa; indique o tipo de relação estabelecida.
Ex.: a) Ela não teve tempo de estudar.
b) Esforçou-se e fazer uma boa prova.
c) Ela não teve tempo de estudar, no entanto, esforçou-se em fazer uma boa prova. (adversativa)
1. a) O campeonato foi muito duro.
b) Os atletas merecem um longo descanso.
_______________________________________________________________________________________

2. a) Você é um grande amigo nosso.
b) Contamos urgentemente com sua ajuda.
_______________________________________________________________________________________

3. a) Ele é uma pessoa competente.
b) É capaz de falhar algumas vezes, como qualquer um de nós.
_______________________________________________________________________________________

4. a) Ele quer ficar rico.
b) Deve trabalhar com muito afinco.
_______________________________________________________________________________________

5. a) Não desanime diante das dificuldades.
b) A recompensa vale o esforço.
_______________________________________________________________________________________

6. a) O velho pai sofria com isso.
b) Não chorava vem maldizia a sorte.
_______________________________________________________________________________________

7. a) Aquela cidade não oferece muitas chances de trabalho.
b) Muitos jovens insistem em não sair de lá.
_______________________________________________________________________________________

8. a) Não gostava da vida na cidade.
b) Tinha planos de comprar um sítio e ir morar no interior.
_______________________________________________________________________________________

5. Classifique as orações destacadas conforme o código:
(a) coordenada sindética aditiva
(b) coordenada sindética adversativa
(c) coordenada sindética alternativa
(d) coordenada sindética conclusiva
(e) coordenada sindética explicativa

a) Não fales sem pensar e não terás de arrepender-te.
b) Todos prometeram ajudar; muitos, porém, não cumpriram a promessa.
c) Ela não só foi recebê-lo no aeroporto, como ainda se prontificou a mostrar-lhe a cidade.
d) Vamos embora, pois o filme está muito chato.
e) Você leu as cláusulas do contrato; não reclame, pois, das dificuldades que surgirem.
f) As crianças, entusiasmadas, ora corria pelo quinta, ora entravam pelos corredores.
g) Analisamos o projeto com muita atenção, portanto estamos aptos a executá-lo.
h) O regulamento era bastante claro a esse respeito; no entanto, muitas pessoas teimavam em fingir que não sabiam de nada.
i) Este diploma poderá facilitar teu ingresso na firma; contudo, não penses que o trabalho será sempre fácil.
j) Quando o velho professor entrou, as autoridades levantaram-se e aplaudiram-no.
k) Ele agradeceu a mim bem como a todos os presentes pela ajuda recebida.
l) Saia da varanda que está muito frio.

6. Nas questões que seguem, ocorrem duas frases isoladas. Estabeleça entre elas uma relação de coordenação e indique o tipo de relação estabelecida.
Modelo:
Fique quieta. Expulso a senhora da sala.
Relacionando: Fique quieta, ou expulso a senhora da sala. Tipo de relação: alternância.

a) Ele era o artilheiro do time. Ele não marcou nenhum gol no último campeonato.
Relacionando: ___________________________________________________________________________
Tipo de relação: _________________________________________________________________________

b) O Brasil é um país de grandes riquezas. O padrão de vida de seu povo é um dos mais baixos do mundo.
Relacionando: ___________________________________________________________________________
Tipo de relação: _________________________________________________________________________

c) Ouvimos um ruído. Havia gente nos fundos da casa.
Relacionando: ___________________________________________________________________________
Tipo de relação: _________________________________________________________________________

d) Vá na frente. Irei depois.
Relacionando: ___________________________________________________________________________
Tipo de relação: _________________________________________________________________________

e) O dia está agradável. Devemos aproveitá-lo.
Relacionando: ___________________________________________________________________________
Tipo de relação: _________________________________________________________________________

7. Classifique as orações em destaque:
I. Não só estudou, mas também trabalhou. _____________________________________________
II. Choveu, pois eu me molhei. _______________________________________________________
III. O relógio é de ouro; não enferruja, pois. _____________________________________________
IV. Sai às dez, voltei às dez e meia. ____________________________________________________
V. Venha logo, pois está chovendo. ___________________________________________________
VI. Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou.” (Graciliano Ramos) ___________________
VII. Ora chove, ora faz calor. __________________________________________________________
VIII. “Desta vez, disse ele, vais para a Europa.”(Machado de Assis) ____________________________
IX. Não havia necessidade, todavia insistiu em chamar o técnico _____________________________
X. Muita gente estava doente, mas ninguém faltou à reunião.________________________________
XI. “Nesse tempo eu não pensava mais nela, pensava em ganhar dinheiro” (G. Ramos) ___________
XII. “Paguei os cem mil-réis e obtive duzentos com juro reduzido para três e meio por cento.” (Graciliano Ramos) ______________________________________________________________
XIII. “As moças nem me notavam, mas eu bem as via.” (Cyro dos Anjos) _______________________
XIV. “Esperou-me à saída, deu-me um rápido abraço e desapareceu.” (Cyro dos Anjos) ____________
XV. “Eduardo não beijou, nem chegou perto.” (Fernando Sabino) _____________________________
XVI. Ou destruímos a inflação, ou ela nos destrói. __________________________________________
XVII. Não poderia comparecer, portanto nem contem com a minha presença. _____________________
XVIII. Muitos titulares não jogaram, todavia o desempenho da equipe foi satisfatório. _______________
XIX. Ele jogou muito bem no último campeonato, portanto deve ser convocado para a seleção._______
XX. Não falte, pois a festa será animada._________________________________________________


8. Divida o período abaixo em orações e classifique-as:

“A canoa deslizava brandamente entrava na boca do rio Canumã e despertava as sardinhas meio-adormecidas entre duas águas, nenhum pássaro cantava, as vozes noturnas da floresta haviam-se calado, mas nós estávamos alerta”. (Inglês de Sousa).
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. A única alternativa correta a respeito do período “Jantamos num restaurante próximo de casa, depois fomos ao cinema”, é que ele:
a) apresenta quatro orações
b) apresenta três orações
c) apresenta duas orações
d) é composto por subordinação


10. Em relação ao trecho: Durante o enterro, abraçou-se ao caixão, aflita; levaram-na para dentro, é correto afirmar que:
a) há uma oração subordinada adverbial
b) a primeira oração é coordenada assindética
c) há apenas uma oração coordenada sindética
d) é um período composto por subordinação


11. Por definição, oração coordenada que seja desprovida de conectivo é denominada assindética. Observando os períodos seguintes:

I. Não saía um alho, não balançava uma folha.
II. O filho chegou, a filha saiu, mas a mãe nem notou.
III. O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova. Acabara o exame.

Nota-se que existe coordenação assindética em:
a) I apenas
b) II apenas
c) III apenas
d) I, II e III
e) Nenhum deles.

12. Por definição, “oração coordenada que se prende à anterior pro conectivo é denominada sindética e é classificada pelo nome da conjunção que a encabeça”.
Assinale a alternativa onde aparece uma coordenada sindética explicativa, conforme a definição:
a) A casaca dele estava remendada, mas estava limpa.
b) Ambos se amavam, contudo não se falavam.
c) Todo mundo trabalhando: ou varrendo o chão ou lavando as vidraças.
d) Chora, que lágrimas lavam a dor.
e) O time ora atacava, ora defendia e no placar aparecia o resultado favorável.

13. No período “Penso, logo existo”, a oração em destaque é:
a) coordenada sindética conclusiva
b) coordenada sindética aditiva
c) coordenada sindética alternativa
d) coordenada sindética adversativa
e) n.d.a.

As questões 14 a 20 apresentam um período que você deverá modificar, iniciando-o conforme se sugere, mas sem alterar a idéia contida no primeiro. Em conseqüência, outras partes da frase sofrerão alterações. Assinale a alternativa que contém o elemento adequado ao novo período:
Exemplo:
Abraçou-me com tal ímpeto, que não pude evitá-lo.
Comece com: Não pude evitá-lo...
a) assim
b) quando
c) à medida que
d) então
e) porque

Neste caso, a resposta correta é “e”, pois a frase transformada seria: Não pude evitá-lo, porque abraçou-me com grande ímpeto.

14. Não se preocupe, que breve estarei de volta.
Comece com: Breve estarei ...
a) para que
b) logo que
c) porém
d) logo
e) senão

15. Não posso atendê-lo, porque não é lícito o que requereu.
Comece com: Requereu o que não é lícito...
a) depois
b) porém
c) em que
d) visto que
e) portanto

16. Insiste em sair sozinho, conquanto mal conheça a cidade.
Comece com: Mal conhece a cidade...
a) por isso
b) então
c) no entanto
d) logo
e) em conseqüência

17. Dada a falta de meios, recorreu à caridade.
Comece com: Faltavam-lhe os meios...
a) mas
b) nem
c) quando
d) portanto
e) visto que

18. Como todos tivessem terminado o trabalho, permite-lhes que saíssem mais cedo.
Comece com: Todos já tinham terminado o trabalho...
a) visto que
b) porque
c) contudo
d) logo
e) a fim de que

19. Teimou em contratar os serviços de uma empresa, se bem que não houvesse necessidade.
Comece com: Não havia necessidade...
a) porém
b) ainda que
c) visto que
d) portanto
e) porque

20. Espere até tarde, que ele aparecerá. Comece com: Ele aparecerá...
a) assim que
b) quando
c) para que
d) enquanto
e) portanto

21. Aponte a alternativa em que ocorra oração coordenada sindética conclusiva:
a) Todos estavam presentes, porém ninguém prestou atenção.
b) Saiu cedo, no entanto não chegou na hora combinada.
c) Estes exercícios são mais fáceis, portanto resolva-os agora.
d) Vá embora, que logo começará a chover.
e) Não só compareceram, mas também ajudaram.

22. Classifique as orações em destaque de acordo com:
a) coordenada assindética
b) coordenada sindética aditiva
c) coordenada sindética adversativa
d) coordenada sindética alternativa
e) coordenada sindética conclusiva
f) coordenada sindética explicativa

I Recebeu o dinheiro da pensão, mas gastou tudo.
II. Ora faz frio, ora faz calor.
III. Pagou a dívida, portanto não deve mais nada.
IV. Devolva-me o livro, pos estou precisando dele.
V. Saíram cedo e ainda não chegaram ao destino.

Avaliação 8º ano conjunções 



1. RELATO PESSOAL: O PRECONCEITO EXISTE
Em março deste ano eu estava em uma loja procurando um presente para minha mãe, e carregava um caderno que ela havia comprado lá mesmo noutro dia. Ai chegou uma segurança e foi logo me acusando de roubo. Revistou minha bolsa e, como não tinha a nota fiscal comigo, fui levada ao Juizado de Menores. Só quando minha mãe apareceu com o comprovante é que fui liberada. Eu fiquei muito nervosa, nuca tinha sido acusada de roubo, e nem sido xingada por ser negra. Foi a minha mãe quem fez me ver que isso era racismo. Ainda bem que nem todo mundo é assim, racista. Eu tenho orgulho de ser negra estou feliz com a cor que Deus me deu. Isabela Santos 14 anos, Salvador. Isabela e sua mãe moveram uma ação contra a empresa por racismo. A juíza Maria Santiago condenou a loja a pagar a Isabela um milhão de reais de indenização por danos morais. Fonte: http://relatodadiscriminacao.blogspot.com.br


2- O Relato Pessoal de Isabela Santos denuncia:
a) A necessidade de sempre carregar a nota fiscal dos produtos que você adquire, de modo que se possa comprovar a compra.
b) O preconceito racial vivenciado pela menina, que foi acusada de roubo por causa da cor de sua pele.
c) O roubo do caderno efetuado pela menina, que aproveitou a ausência da mãe para se comportar de maneira indevida.
d) O perigo de andar desacompanhada dos pais, pois envolvimentos com a polícia são sempre possibilidade a ser considerada.
e) A importância das lojas sempre manterem uma segurança rígida e revistarem os clientes, para evitar roubos.

3- O depoimento de Isabela Santos se caracteriza como Relato Pessoal, pois a) Narra um acontecimento insignificante e que só interessa à família e aos amigos de Isabela.
b) Narra um acontecimento engraçado, pois houve um desentendimento causado pela simples falta de uma nota fiscal.
c) Narra um acontecimento significativo, pois mostra que uma boa segurança pode proteger sua loja de ladrões.
d) Narra um acontecimento raro, pois há poucas manifestações de preconceito racial no território brasileiro.
e) Narra um acontecimento significativo que interessa a todos que se preocupam em combater o preconceito no Brasil.

4. Qual das opções abaixo caracteriza o gênero Relato Pessoal?
a) Registro cotidiano e periódico das experiências e dos sentimentos do autor. Possui, portanto, um caráter confidencial.
b) Forma de comunicação escrita entre pessoas íntimas, normalmente amigos e familiares, separados por longas distâncias.
c) Texto de suporte oral ou escrito, conta episódios importantes e marcantes da vida do autor e que tenham relevância para a comunidade.
d) Texto em que se escreve sobre a vida de uma pessoa, contando a sua história e trajetória desde o nascimento.
e) Texto em que o autor narra histórias fictícias e fantásticas em que os protagonistas são inspirados em pessoas reais.
CONJUNÇÕES
1.No quadrinho do cartunista Quino, encontramos a conjunção mas, que pode ser classificada como:
a) Conjunção consecutiva.

b) Conjunção aditiva.

c) Conjunção adversativa.

d) Conjunção alternativa.

e) Conjunção conclusiva.

2. Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.

As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia
de adição, também indica ideia de:

a) condição.

b) oposição.

c) consequência.

d) adversidade.

e) comparação.
3. (PUC-SP) No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:

a) explicação.

b) concessão.

c) comparação.

d) modo.

e) consequência.

4. Sobre as conjunções, é correto afirmar:

a) As conjunções são unidades linguísticas desprovidas de independência, ou seja, não aparecem sozinhas no enunciado porque apenas introduzem a ideia de função gramatical de um elemento.

b) As conjunções são expressões modificadoras do verbo que apresentam uma ideia de circunstância e atuam como adjunto adverbial em uma oração.

c) As conjunções são palavras que podem ser utilizadas no lugar de um nome, referir-se a ele ou acompanhar o nome com a intenção de qualificá-lo.

d) As conjunções têm por finalidade traduzir nossos estados emotivos. Apresentam independência e podem constituir, por si, verdadeiras orações.

e) As conjunções são unidades da língua que têm por finalidade reunir orações em um mesmo enunciado, classificando-se em conjunções coordenativas e subordinativas.


Nenhum comentário: