Atividades pedagógicas


Time Newton Sampaio ganha torneio em casa.

      Neste sábado, 27 de abril ocorreu o torneio de futsal escolar na cidade de São José da Boa Vista, o evento também marcou a inauguração da quadra esportiva após melhorias realizadas pela atual gestão e equipe escolar. 
      Ressaltando a importância do esporte para a formação de nossos jovens, o time da casa acabou levando a melhor.


COLÉGIO MARIA ISABEL GUIMARÃES- CEMIG
      O CEMIG, em mais uma de suas ações de acolhimento as necessidades dos jovens, realizou uma importante palestra sobre automutilação no dia 08 de abril de 2019.
      Em parceria com a rede de proteção o evento contou com a participação da assistente social Juliana e do psicólogo Júlio.
     








Valorização da Cultura indígena 

    O projeto realizado pelas professoras Regina Erthal  e Élen Paiva contempla o desenvolvimento cultural dos estudantes.
     As mesmas realizam uma visita à uma comunidade indígena todos os anos, propiciando um trabalho inovador na formação ética dos discentes. Dentre as atividades interativas os alunos realizam trilha, participam de palestras, dança típica entre outros.



Semana pedagógica 

    Sabemos que para muitos professores a semana pedagógica é uma tortura. Mas fique atento, saiba aproveitar o máximo para o desenvolvimento de suas práticas docente. 
    Aliás a BNCC não me deixa mentir, como muitos já devem ter lido e notado, a abordagem de gêneros discursivos vem em uma linha inovadora. Então nada de ficar reclamando que seu aluno não tem capacidade de escrever com propriedade, com certeza ele faz uma fanfic que uma beleza e você nem sabe. Aprenda a olhar seu aluno buscando oportunidades para que o ensino aprendizagem possa acontecer de fato. 
     Quer ser tradicional? seja! mas não limite o aprendizado do seu aluno que tem um mundo de informações na palma da mão. 
     Ai você deve estar pensando agora, "nossa professora você não sabe o que está dizendo", posso até não ter todo o conhecimento do mundo, mas sou jovem e sou especializada em tics na educação meu bem. 
     Então acorda para a vida e vê se presta atenção na semana pedagógica meu filho(a). 

bjosss.




Trabalhando o bullying


     Em uma de minhas experiências em sala de aula, pude notar casos de bullying, mas não na forma agressiva. Como todos eram muito amigos as brincadeiras eram realizadas de forma negativa, mesmo entre risos notava aquele olhar triste de meus alunos. É importante ensinar que a amizade não magoa o outro. Tarefa para pais e educadores. A dinâmica a baixo ensina um pouco sobre isso.

 Objetivo: 

Avaliar, explicar, exibir, refletir, conscientizar. 

Recursos: 

Você vai precisar de: 2 maçãs.

Metodologia: 

    Apresente as maçãs aos alunos, depois esclareça que 1 maçã deve ouvir somente coisas boas, a outra não. 
     A maçã que vai ouvir coisas negativas pode sair da mesa, derrubada ao chão.
     Depois que os alunos realizarem o que lhes foi solicitado corte as maçãs. A maçã que só ouviu coisas boas estará intacta em seu interior, já a maçã que foi agredida por fora estará igual a outra porém seu interior todo machucado. 

  • O Bullying é assim você não sabe os danos causados no interior do outro ao realizar brincadeiras ofensivas. 

A metáfora da batatinha


   O ambiente escolar deve ser um purê. Rsrsrs sim isso mesmo!
Os educadores e alunos são batatinhas; diferentes tamanhos, tonalidades, uns tem olhinhos. 
    Mas devem estar unidos em um único propósito, a educação. 
    Quando todos possuem a mesma meta, oferecem o que tem em seu interior temos o sucesso. 



ALUNOS

     Educadores lembrem-se que na volta as aulas vocês irão conhecer novas histórias, olhem para seus alunos com amor e cuidado. Preparem o terreno para iniciar o plantio do conhecimento.




BNCC



    Faça o download pelo link:  





Avaliação EJA


Aluno:_______________________________________Data:_____
Avaliação de Língua Portuguesa Valor: 3,0 Nota_______
Aprendendo com os erros
O mestre conduz seu aprendiz pela floresta. Embora mais velho caminhasse com igualdade, enquanto seu aprendiz escorrega e cai a todo instante. O aprendiz blasfema, levanta-se e cospe no chão traiçoeiro e continua a acompanhar seu mestre.
Depois de longa caminhada, chegaram a um lugar sagrado. Sem parar, o mestre dá meia volta e começa a viagem de volta.
– Você não me ensinou nada hoje - diz o aprendiz, levando mais um tombo. – Ensinei sim, mas você parece que não aprende – respondeu o mestre – estou tentando te ensinar como se lida com os erros da vida.
– E como lidar com eles?
* Como deveria lidar com seus tombos - respondeu o mestre - Em vez de ficar amaldiçoando
o lugar onde caiu, devia procurar aquilo que o fez escorregar.
Questões
1. Qual é o título do texto? 0,2
_________________________________________________________________________________
2. Quais são os personagens principais da história? 0,2
_________________________________________________________________________________
3. Onde se passa a história? 0,2
_________________________________________________________________________________
4. De acordo com a história qual é a diferença entre aprendiz e mestre? 0,2
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________5. Qual era a reação do aprendiz quando caia? O que isso mostrava sobre ele? 0,2
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________6. Qual foi a reação do aprendiz quando o mestre ao chegar ao local sagrado, resolveu voltar? 0,2
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
7. Explique com suas palavras, o que o mestre ensinou e de que maneira.0,2
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
8. Em sua opinião, o que o aprendiz poderia ter feito de diferente para aprender a lição mais rápido? 0,2
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
9. Explique com suas palavras, como podemos usar essa lição em nossas vidas? 0,2
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Gramática:
1) Quando é usado o por que separado e sem acento? 0,1 
a) ( ) Ele é usado no início ou no meio da frase exclamativa .
 b) ( ) Ele é usado no início ou no meio da frase interrogativa.

 2) Quando se usa o porque, junto e sem acento? 0,1 
a) ( ) Se usa nas respostas. b) ( ) Se usa somente no meio das frases. 
3) Quando é usado o por quê, separado e com acento? 0,1 
a) ( ) É usado no fim da frase interrogativa. b) ( ) É usado no início da frase interrogativa. 

4) complete as lacunas com BEM e BOM: 0,2
MAL é o contrário de ______; MAU é o contrário de _______.

5) Leia as frases abaixo e marque os conectivos:
Acho que a Seleção está vencendo porque ouvi gritos de comemoração na rua. 0,1
( ) Causa ( ) Explicação
( ) Consequência ( ) Conclusão
6) Você terá muito tempo para fazer a prova, portanto fique calmo. 0,1
( ) Causa ( ) Explicação
( ) Consequência ( ) Conclusão
7 ) Complete com a pontuação adequada. 0,1 cada
A) Sou...............….........venho no final da frase para indicar que ela acabou.
B) Somos o casal....................................indicamos uma pausa maior que a vírgula.
C) Sou ….............................indico afirmação, espanto.
D) Sou usado para fazer perguntas, eu sou......................................... .
E) Sou usado no inicio de diálogos, eu sou.............................................

Preconceito linguístico 

Dia dos professores



Trabalhando a consciência negra






Valorização de um professor



Stop Gramatical


     Que a brincadeira é um jogo que faz parte da vida de várias gerações isso é fato! Mas você educador já pensou em realizar um stop gramatical com seus alunos. Siga os passos, essa atividade é indicada para alunos de 5º e 6º e Salas de apoio a aprendizagem.

Orientações:

  •    Faça a divisão da turma em 2 grupos.
  •    No quadro negro faça a lista de tópicos do stop, ( nesse momento você pode escolher uma classe gramatical especifica para trabalhar). 

Exemplo: 

Verbo    / infinitivo  / gerúndio  / particípio 

Substantivo próprio /   Adjetivo /   advérbio de lugar
  •   Em fila cada aluno disputa com um membro da outra equipe.
  •  A equipe perde pontos com erros ortográficos.
Os alunos podem fazer a correção do colega apenas uma vez antes da revisão. 

Bom jogo.



Comunidades de aprendizagem


Acesse o link: 

Nenhum comentário: