sábado, 22 de março de 2025

Intencionalidade do momento de brinquedos livres.

 Querido leitor, vamos falar sobre a intencionalidade do momento da caixa de brinquedos livres?

Para o conhecimento de profissionais da área de linguística e pedagogos, estudamos por anos várias teorias, pensar na conexão e importância da teoria  sociointeracionista.

Ao ofertar mais opções de brinquedos para as crianças, podemos observar elementos básicos do desenvolvimento do pensamento computacional. Além de selecionar brinquedo, atribuir juízo de valor, será que esse brinquedo pode ser utilizado para várias funções explorando a criatividade? Ou a Criança escolhe sempre o mesmo e o emprega do mesmo modo sem explorar possibilidades.

Sabemos que nos primeiros anos a conexão entre abstrato e concreto bem estabelecida possibilita lá na frente o senso criativo para elaboração de textos, compreensão real do que se lê. Ou seja o letramento da criança começa com a simples intencionalidade de uma caixa de brinquedos em um momento livre.

Durante minha vida como professora de língua portuguesa e produção de texto, encontrei muitos alunos com a dificuldade de elaborar um texto, pela falta de conexão entre o que era abstrato e concreto para construir uma história.

Nenhum comentário: