sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Desinteresse dos alunos pelo aprendizado de língua portuguesa.

domingo, 19 de janeiro de 2025
Mente, feminilidade e o câncer
Meu caro leitor ou visitante, recordo que em um de meus internamentos pós implante do dreno biliar em uma manhã um pouco antes do café, adentra ao quarto um jovem casal, a moçinha tinha tamanha beleza mesmo em meio a sua luta contra o câncer de mama, já sem seus cabelos e todas as agressões a estética feminina que a patologia traz as mulheres, após a retirada de nódulos e parte do seio, com drenos pelo corpo, ela ainda inspirava a beleza e um belo sorriso ao olhar também seu jovem esposo, que estava ali, com aquele olhar dizendo "estarei sempre aqui " Aquilo me comoveu muito, pois por motivos fortes foi um dos meus primeiros momentos de internamento sem o meu marido ao meu lado. De algum modo eu sabia exatamente o que era aquilo que eles vivenciavam.
Chegando ao do café como só quem passa sabe; o enjoo e vômito fazem parte da rotina, a pequena moça acompanhada pela enfermeira conta um pouco de sua história, que três meses após seu casamento descobriram a doença, e iniciaram a caminhada ainda sem nem ter seus trinta anos.

sábado, 18 de janeiro de 2025
" O câncer deixa muitas marcas, mas as emocionais podem doer mais."

terça-feira, 7 de janeiro de 2025
( Crônicas de uma pequena Amarelinha)
Um corpo saudável.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
Uma noite sem fim. (Crônicas de uma pequena Amarelinha)

domingo, 5 de janeiro de 2025
Respire e inspire (Crônicas de uma pequena Amarelinha)
A professora e eu.

sábado, 4 de janeiro de 2025
Carta aberta.
A vida normal que você tem, pode ser o sonho de alguém.
Ontem indo para uma mais uma sessão de quimioterapia, observei uma senhora na janela de seu apartamento olhando os carros passarem antes das 6:30 da manhã.
Como um filme me veio o pequeno flashback, de um dos meus internamentos em setembro.
Recordei de que enquanto caminhava, sempre pelos corredores da UTI, em seu final havia uma janela que estava de frente para a rua principal, com árvores floridas e sempre com muito movimento, pessoas seguindo suas rotinas, algumas com a gratidão em sua face, outras com peso do cansaço e algumas com insatisfação estampada.
( nesse período ainda estava com o implante do dreno biliar, mas ele não estava drenando mais, o motivo do internamento eram cinco pontos de obstrução dentro do ducto biliar), mas continuando ...
Recordo-me que olhei para minha mãe e disse: daria tudo para poder estar em casa, de shortinho e chinelo lavando uma calçada. (Sim, a coisa mais simples que tem) Então cai aos prantos e me perguntava para quê eu? Nesse momento Deus tocou no coração ❤️ e me veio a mente muito clara a frase. A dor gera testemunho, ide e anunciai.
Alguns dias depois e alguns exames mais, notou-se que meu organismo respondia novamente tentando estar próximo ao normal. Em novembro, em exames, não houve registro de obstrução biliar, e organismo segue lutando para trabalhar dentro dos padrões próximo ao normal.
Mais uma vez aquela continha.
70% Deus
20% fé
10% mente
Sou um milagre e no tempo de Deus eu direi que venci caminhando nas Graças do Senhor .
Não foram dias ou apenas semanas, são meses de lutas e medo, mas para todos eles fé. Essa é apenas uma parte da minha história desde meu diagnóstico de #colangiocarcinomaintrahepático lá em 29/05, quantas histórias estão por aí sonhando com a rotina de uma vida comum... Você tem valorizado a sua ? Aproveite cada um dos seus novos 365 dias...
Para refletir !

Traços de uma "workaholic" (Crônicas de uma pequena Amarelinha)
Traços de uma "workaholic"

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
Crônicas de uma pequena Amarelinha
Uma pequenina professora Amarelinha?

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
Colangiocarcinoma intra-hepático (vias biliares )
Vamos falar sobre saúde e autocuidado?
- sintomas;
- estágios;
- pensamentos;
- tratamento;
- o implante do dreno biliar.

Atualização.
Estamos em atualização para 2025.
